O que é Ethereum?
O mundo das criptomoedas já percorreu um longo caminho desde seu início. A comunidade cripto se move rapidamente para tornar as criptomoedas uma solução comum para diferentes problemas. Tem havido uma infinidade de casos de uso para elas, e isso é indicativo do fato de que o espaço cripto está em constante desenvolvimento, expansão e crescimento sem precedentes.
Vitalik Buterin é um visionário que viu que o Bitcoin poderia ser mais do que apenas uma reserva digital de valor ou meio de facilitar os pagamentos e a independência econômica; ele viu que a tecnologia subjacente da blockchain poderia ser aproveitada para entregar mais soluções do que o Bitcoin permitia. Buterin não queria alterar as operações e funcionalidades do Bitcoin, mas sim foi para a prancheta com sua equipe e criou outro projeto de criptomoeda incrível: o “Ethererum”.
O Ethereum iniciou suas operações em 30 de julho de 2015 e rapidamente se tornou uma das principais criptomoedas. No momento, o ETH é a segunda moeda mais valiosa do mercado. Ele foi criado para funcionar como uma plataforma descentralizada de código aberto que facilita a computação em blockchain, contratos inteligentes, bem como possibilita a criação de diferentes protocolos descentralizados.
A blockchain do Ethereum veio com melhores maneiras de executar, proteger e armazenar dados e registros computacionais. Com o tempo, a reputação da plataforma experimentou um crescimento e aceitação sem precedentes. O Ethereum está capitalizando os recursos de descentralização da rede blockchain para criar incríveis soluções descentralizadas para diferentes problemas.
Basicamente, o Ethereum é uma tecnologia baseada em blockchain que permite aos usuários transferir dados entre si, mas também uma plataforma poderosa que permite a criação de aplicativos descentralizados (DApps) e soluções que podem ser utilizadas por qualquer pessoa, sem qualquer interferência das autoridades centrais ou terceiros.
Embora o Bitcoin seja usado estritamente para fazer pagamentos e armazenar valor, o Ethereum não se limita a pagamentos, mas também funciona como um mercado para facilitar a criação de aplicativos descentralizados onde os dados privados dos usuários estão seguros e protegidos, e onde não há censura de conteúdo.
Seria errado definir o Ethereum como uma criptomoeda ou confundi-lo com o Ether, a criptomoeda nativa do sistema Ethereum.
Protocolos do Ethereum e casos de uso
É incrível saber que o Ethereum é uma combinação de diferentes protocolos que trazem significado à plataforma utilizada para a criação de DApps. No centro de tudo isso está a EVM (Ethereum Virtual Machine) cuja função é a execução de códigos algorítmicos complexos, o que significa que podemos chamá-lo de “Turing Complete”. A plataforma fornece aos desenvolvedores de blockchain as ferramentas de que precisam para criar e executar aplicativos, com base em linguagens de programação como Solidity, Python, JavaScript e muito mais.
Embora o ecossistema do Ethereum possa parecer um pouco complicado, tudo se resume ao que é criado em sua blockchain. Existem, no entanto, vários termos que são usados com bastante frequência e que você deve conhecer o significado, a saber:
Decentralized Applications (DApps — Aplicativos descentralizados)
Os aplicativos tradicionais são chamados de centralizados porque têm uma autoridade central que rege os dados e conteúdos privados das pessoas. É por isso que ouvimos relatos sobre o vazamento de dados privados de usuários de aplicativos tradicionais populares. Os DApps funcionam de forma diferente, pois sua descentralização tira a presença de uma autoridade central para controlar as atividades no aplicativo. Em vez disso, os usuários têm controle total sobre seus dados e conteúdo, e a troca de dados e valor acontece em uma rede ponto a ponto, sem interferência de quaisquer intermediários ou terceiros.
Os DApps vêm em diferentes formas e tipos e estão presentes em quase todos os setores da economia.
Decentralized Exchanges (DEX — Exchanges descentralizadas)
Estas são as versões descentralizadas das exchanges de criptomoedas tradicionais, onde a exchange mantém os fundos das pessoas e pode cobrá-los por sua custódia. Nas DEXes, os usuários têm controle total sobre seus fundos e podem decidir como querem usá-los, já que as transações acontecem de pessoa para pessoa.
Decentralized Finance (DeFi — Finanças descentralizadas)
Este é um caso de uso que está causando interrupções na indústria Fintech, tanto dentro quanto fora da comunidade de cripto. O DeFi fornece aos usuários um sistema financeiro mais transparente que dá mais controle sobre seus fundos, bem como fornece a eles maneiras novas e lucrativas de investir sua criptomoeda sem a interferência usual que ocorre com os sistemas financeiros tradicionais. O DeFi busca fornecer aos usuários o equivalente em cripto das oportunidades de investimento financeiro tradicional, sem os aborrecimentos dos bancos e finanças tradicionais. Ele abre novas possibilidades para os usuários, mas também remove todos os intermediários.
Non-fungible Tokens (NFTs — Tokens Não Fungíveis)
Este é outro serviço incrível na blockchain do Ethereum que já tornou algumas pessoas milionárias. Os NFTs fornecem aos usuários e criadores de conteúdo uma maneira de ter itens exclusivos representados como ativos digitais que podem ser usados para provar a propriedade, ser comercializados ou usados para outros fins, incluindo a criação de oportunidades incríveis para artistas e criadores de conteúdo exclusivos. Alguns artistas usaram NFTs para vender suas obras de arte e ganharam muito dinheiro com isso. Os NFTs também podem ser usados para distribuir royalties da arte vendida.
Curiosamente, o mercado de NFT está se movendo como um incêndio, devido às oportunidades incríveis que oferece aos usuários.
Decentralized Autonomous Organizations (DAOs — Organizações Autônomas Descentralizadas)
Esta é uma maneira comprovada de que muitas comunidades cripto foram criadas para impulsionar a adoção comum das criptomoedas. Os DAOs facilitam colaborações e parcerias necessárias para criar comunidades online necessárias para compartilhar objetivos e distribuir fundos agrupados.
Conclusão
Com cerca de US$ 3.200 por ETH e uma capitalização de mercado de quase US$ 370 bilhões, o ETH é uma das criptomoedas de maior sucesso no mercado e ainda continua a crescer. As notícias mais recentes no Ethereum tratam principalmente da mudança para a Serenity — a fase final de pós-desenvolvimento do Ethereum. A mudança no conceito de mineração de Ether de Proof-of-Work para Proof-of-Stake, a fim de reduzir os custos de eletricidade desse processo, também é um tema recorrente.
Se você quiser saber mais sobre o Ethereum 2.0, ou quiser ler mais casos de uso, vá para o Ethereum 2.0 para saber mais.
ARTIGO ORIGINAL: https://www.kucoin.com/blog/en_US/what-is-ethereum