Tudo o que você precisa saber sobre o Ethereum London Hard Fork (EIP-1559)

KuCoin Português
6 min readJun 19, 2021

A caminho de julho de 2021, o Ethereum está em vias de ter uma das atualizações mais significativas e controversas, apelidada de London Hard Fork, que deve resolver o problema das altas taxas de transação de rede. O London Hard Fork implementará a Ethereum Improvement Proposal (EIP — Proposta de Melhoria do Ethereum) 1559, independentemente de sua controvérsia e desacordo dentro da indústria de mineração.

A EIP-1559 intitulado “Fee Market Change for ETH 1.0 blockchain (Alteração do mercado de taxas para blockchain do ETH 1.0)” foi inicialmente proposta em 2019 pelo próprio Vitalik Buterin. Embora o London Hard Fork deva implementar cinco outras EIPs em julho, no entanto, a EIP-1559 tem o maior impacto entre eles. Este artigo discutirá a proposta EIP-1559 e como ela impactará os usuários e mineradores.

O que é EIP-1559?

Simplificando, há duas alterações principais sugeridas na proposta EIP-1559:

Sistema de taxa dupla

O Ethereum calcula as taxas com base no mecanismo de “first-price auction (leilão de primeiro preço)” que é ineficiente e imprevisível. Para otimizar seu mecanismo de leilão de taxas, o Ethereum visa introduzir duas taxas associadas a cada transação, uma taxa básica e uma taxa de inclusão.

A taxa básica é um valor dinâmico que se ajusta ao congestionamento da rede. Uma vez que se espera que a taxa básica seja dinâmica, as carteiras podem definir automaticamente as taxas de gas para seus usuários com base no congestionamento da rede, em vez de seguir o “modelo de leilão de primeiro preço”. Os usuários também podem definir manualmente uma taxa básica máxima que desejam pagar para limitar seus custos totais.

Agora, aqui está a parte interessante: as taxas de inclusão, ou taxas de prioridade, serão reservadas para os mineradores enquanto as taxas básicas serão queimadas para garantir o valor econômico do ETH. A queima de taxas irá contrabalançar a inflação do Ethereum e ainda permanecer um ativo recompensador para os mineradores na plataforma.

Blocos Dinâmicos

A próxima atualização introduzirá blocos dinâmicos que se ajustarão ao estado atual de congestionamento da rede. Com o limite máximo de gas por bloco fixado em 25 milhões, que é o dobro do atual limite de 12,5 milhões de gas por bloco, a rede poderá facilitar um maior número de transações mantendo as tarifas mais baixas.

O elefante na sala

O Ethereum define suas taxas de transação usando um mecanismo de leilão simples denominado “first-price auction model (modelo de leilão de primeiro preço)”, em que os usuários da rede enviam transações com lances, ou “preços do gas”, e os mineradores da rede priorizam as transações com os lances mais altos.

No entanto, esse mecanismo de leilão foi a fonte de muitas ineficiências e problemas na rede do Ethereum. Isso ocorre porque, se você quiser que sua transação seja processada mais rapidamente, terá que fazer um lance mais alto para aumentar a chance de sua transação ser incluída no bloco mais recente.

Fonte: Etherscan.io (aumento das taxas de transação no Ethereum)

Alguns dos problemas mais significativos no modelo de leilão de primeiro preço são:

  • Congestionamentos de rede desnecessários e atrasos para os usuários
  • Mecanismo de leilão ineficiente que resulta em estimativas erradas da taxa de gas
  • Potencial para vetores de ataque de mineração egoísta
  • Níveis de taxas de rede extremamente voláteis

O primeiro modelo de leilão de preço foi introduzido para priorizar os casos de uso de alto valor para filtrar os casos de uso de baixo valor na blockchain. No entanto, este método não permite que a rede preveja ou calcule o preço ideal de uma única transação.

Além disso, as atuais carteiras Ethereum que as pessoas normalmente usam muitas vezes não conseguem estimar com precisão as taxas de rede que você deveria pagar. Os usuários frequentemente tinham que pagar a mais para que suas transações fossem incluídas no bloco.

O Ethereum estava planejando introduzir um modelo de “uniform-price auction (leilão de preço uniforme)”, em que o lance mais recente deveria ser maior do que os lances anteriores; no entanto, havia uma brecha séria em que os mineradores poderiam potencialmente manipular as taxas de transação incluindo sua transação fictícia em um bloco para aumentar as taxas de transação.

Fonte: ethresear.ch (manipulação de taxas no modelo de leilão de preço uniforme)

EIP-1559 para o resgate

A EIP-1559 planeja introduzir um novo tipo de transação a partir da EIP-2718. O mecanismo de precificação visa superar os problemas inerentes ao modelo de leilão de primeiro preço. Espera-se que sejam introduzidos dois tipos diferentes de taxas, as taxas básicas e as taxas de prioridade.

A taxa básica é apresentada como uma taxa de rede fixa por bloco que todas as transações na rede devem incluir. A taxa básica dependerá do gas usado no bloco anterior e da meta de gas do bloco pai.

Se os blocos ficarem acima do limite calculado de gas, a taxa básica aumentará. Se os blocos ficarem abaixo do limite calculado de gas, a taxa básica diminuirá. A nova taxa básica será capaz de se ajustar ao estado da rede, permitindo que as carteiras do Ethereum estimem com precisão as taxas de rede mais recentes.

Além disso, a EIP-1559 também planeja queimar as taxas básicas, contrariando assim a inflação do Ethereum. A atual taxa de emissão anual de 4,5% deve cair para entre 0,5% e 1%, uma vez que a proposta seja apresentada no próximo hard fork.

E os mineradores?

A EIP-1559 não é tão boa para os mineradores. É evidente que cerca de 50% da receita da mineradora vem de taxas de transação. No mês passado, as mineradoras de Etheruem faturaram espantosos US$ 2,35 bilhões, com US$ 1,03 bilhão vindo apenas de taxas de transação de rede.

Fonte: The Block Research

A EIP-1559 é um grande golpe na indústria de mineração. O novo tipo de transação incluído na EIP-1559 introduziu duas taxas: Base Fees (Taxas de Base) e Priority Fees (Taxas de Prioridade). A taxa de prioridade serve de gorjeta para os mineradores. Os usuários podem optar por não dar gorjeta aos mineradores, e é por isso que o novo protocolo será prejudicial para a indústria de mineração. No entanto, nem tudo é ruim para os mineradores. Com a introdução de tamanhos de bloco dinâmicos, a EIP-1559 capacita os mineradores a controlar o tamanho do bloco e ajustar sua receita.

Conclusão

A EIP-1559 está programada para trazer muitas mudanças à plataforma. Considerando o efeito deflacionário que introduz, o problema que resolve e a forma como otimiza o modelo de estimativa da taxa de transação, espera-se que o Ethereum ganhe muito impulso nos próximos meses

À medida que o Ethereum emerge no mercado, o ETH tende a se tornar mais valioso ao longo dos anos devido às suas características deflacionárias após a implementação da EIP-1559. A plataforma também anunciou que fará a transição para um sistema de Proof-of-Stake dentro de alguns meses.

O Ethereum tem superado seu rival, Bitcoin, desde o início do ano. Com o London Hard Fork agendado para meados de julho, certamente pode vir a rivalizar com o BTC como reserva de valor no longo prazo.

Apoiada por gigantes do investimento estrangeiro, a KuCoin é a exchange escolhida por cinco milhões de usuários no globo!

Website: https://www.kucoin.com
Telegram: Português | Inglês
Twitter: Português | Inglês
Facebook: Português | Inglês
Steemit: Português | Inglês

--

--

KuCoin Português

Apoiada por gigantes do investimento estrangeiro, a KuCoin.com é a exchange escolhida por oito milhões de usuários no globo.